EXAMES CARDIOLÓGICOS

MAPA é um exame pedido por cardiologistas quando há necessidade de tirar alguma dúvida sobre a pressão arterial. Pode ser que o paciente tenha sintomas de hipertensão, mas no consultório, por estar em repouso, a medição não indica nada ou pode indicar uma pressão elevada por nervosismo.

Mas no consultório, por estar em repouso, a medição não indica nada ou pode indicar uma pressão elevada por nervosismo.

O Holter  consiste em um eletrocardiograma contínuo e portátil por 24 h. A finalidade deste exame é identificar distúrbios do ritmo cardíaco nas atividades diárias do paciente.

diferença entre eles é mesmo a indicação: o MAPA verifica a pressão arterial; o Holter a atividade elétrica. Ou seja, eles podem até ser usados de forma complementar, principalmente para os casos mais complexos de doenças cardiovasculares.

O exame Ergométrico é um meio de conseguirmos descobrir se nosso coração está saudável, podendo ser indicado nas seguintes situações:

• Exames de check–up depois dos 40 anos ou antes caso o paciente tenha fatores de risco para doenças coronarianas;
  • Suspeita de alguma alteração na capacidade cardiorrespiratória;
  • Avaliar o funcionamento cardíaco durante exercícios;
  • Avaliação pré-participação de atividades esportivas e condicionamento;
  • Avaliar o funcionamento de dispositivos implantados;
  • Avaliar resposta terapêutica de medicamentos e evolução clínica.