Ferramentas de Acessibilidade

Harmonize: Conheça nossas Unidades

Dermatologista, Alergologia, Nutrologia

O profissional dermatologista é especialista no diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças da pele, mucosas, cabelos, unhas e pelos.

Assim, apesar de estar fortemente ligado aos cuidados preventivos — para manter a pele jovem e saudável por mais tempo —, não é apenas nestas situações que você pode consultar um dermatologista. Entre os principais tratamentos dessa especialidade, podemos destacar:

  • controle e prevenção da acne (espinhas);
  • tratamento de dermatites;
  • alergias;
  • queda de cabelos;
  • afecções na boca, lábios, gengiva, língua;
  • vitiligo;
  • psoríase;
  • hanseníase;
  • doenças venéreas, e
  • câncer de pele.

A pele é a nossa primeira barreira de proteção contra uma série de agentes externos, sejam eles a poluição, os raios solares ou mesmo microorganismos nocivos. Por essa razão, é fundamental ficar atento a qualquer sinal de alterações nessa estrutura.

Se isso ocorrer, é imprescindível procurar um dermatologista e fazer uma consulta de avaliação. Se você está em dúvida sobre esses indícios, falaremos a seguir sobre os principais aspectos que podem ser sinais de algum problema dermatológico.

Pintas e manchas que mudam de aparência

Se você tem pintas ou marcas de nascença, deve estar atento a estes pontos, que são chamados de nevos. Desta forma, qualquer alteração no aspecto, tamanho ou sensibilidade dessas áreas poderá ser facilmente detectada. Algumas mudanças podem ser sinais de alerta para o câncer de pele.

Vermelhidão, inchaço e formação de crostas na pele

A dermatite pode ter diversas causas e se manifestar de forma variada de acordo com a pessoa e o tipo de pele. As pessoas com pele sensível podem ser mais propensas a irritações mas, nem por isso, devem subestimá-las.

Assim, se evoluir para vermelhidão, coceira, inchaço, formação de placas ou descamação, ela também pode ser um sintoma de outras doenças. Neste caso, a procurar o dermatologista é crucial para definir a melhor conduta. 

Alterações nas unhas

As unhas são estruturas consideradas anexos da pele e, por isso, estão suscetíveis a doenças e lesões. Caso perceba enfraquecimento repentino, descolamento, mudança de cor ou formato das unhas das mãos ou dos pés, é bom ficar alerta. 

Isso porque essas alterações podem estar ligadas tanto à carência nutricional quanto a doenças mais sérias, como psoríase ou algum tumor.

Queda excessiva de cabelos

De acordo com estudos da Sociedade Brasileira de Dermatologia, perdemos entre 100 e 120 fios todos os dias.

No entanto, o aumento significativo da queda de cabelos pode estar ligado a problemas que exigem atenção — de infecções do couro cabeludo, passando por problemas emocionais e doenças crônicas. Em qualquer um desses casos, a avaliação do dermatologista é fundamental para determinar o melhor tratamento.

Ocorrência de acne

Existem situações em que é comum o surgimento da acne, como os períodos de pico hormonal. No entanto, quando há agravamento da quantidade, com piora no aspecto de cravos e espinhas, o dermatologista deve ser consultado. Se surgirem sinais de infecção, formação de pústulas ou não resposta aos cuidados básicos, como limpeza ou uso de produtos dermocosméticos específicos, pode ser necessário um tratamento mais incisivo para evitar lesões maiores na pele.

 
.

Profissional

Dra Cintia Rosa

Dra Cintia Rosa

Dermatologista, Alergologia, Nutrologia

Tests And Treatments

We provide a range of tests and treatments that you might be looking for. Our advanced tools and state of the art machinery ensure the best available medical services right now. Check these below.

Tratamento

  • Aplicação de Botox®

Experimente nossa calculadora de custos para obter mais detalhes de custos.